CCDTML

O CCDTML - Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa existe desde Dezembro de 1971. Desde então tem por missão promover um conjunto de actividades culturais, desportivas e de lazer junto dos seus associados.
A secretaria do CCDTML está localizada no PMO3 - Parque Material e Oficinas 3, na Pontinha, Lisboa.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Elvas, Elvas, Badajoz à vista

A secção motard realizou o primeiro evento deste ano 2009, um fim-de-semana 28-29 de Março a Vila Viçosa e Badajoz.

Partimos da Pontinha às 07:30 horas com destino ao castelo de Montemor-o-Novo, onde a primeira surpresa apareceu-nos na forma de pneu furado do Manel. Safou-nos o kit de desempanagem do Felizardo. Do castelo se contempla a rica paisagem alentejana, com as suas aldeias caiadas de branco. Seguimos então caminho até Estremoz. Decorria aí uma grande feira de velharias, enchidos, queijos e os primeiros favaios.

Da feira de Estremoz visitada, dirigimo-nos para Borba, mas desta vez com outra surpresa….a adega de Borba. Rica na sua qualidade vinícola, ninguém se meteu no vinho, pois o almoço esperava-nos em Vila Viçosa no Restaurante ‘Os cucos’. Logo a seguir do almoço, fomos visitar o forte para começar e aproveitar para fazer a digestão. Máquinas fotográficas em punho, lá fomos nós visitar o museu de caça e Arqueologia. No fim da visita e com tristeza, pois já não nos restava muito tempo, o palácio estava a encerrar, restando-nos uma volta pela vila e pormo-nos a caminho de Elvas.

Em Elvas, a vila é grande. O museu do forte também se encontrava encerrado. O único caminho que nos restava, era uma breve visita pela vila até ao Hotel e o jantar em convívio.

No dia seguinte já estávamos a caminho de Badajoz, onde seria a nossa primeira paragem. Encher as máquinas com o combustível mais barato era o indispensável.

Fizemos uma pequena visita á cidade, seguindo depois para Olivença. Aí, o centro cultural de Olivença serviu-nos os primeiros cafézinhos e umas sandochas espanholas. Atestadas as barrigas, lá seguimos para a terra natal dos irmãos Redondos que é Arronches. Mais uma visita pormenorizada, a pé pelas ruelas e igreja matriz, sempre de máquina fotográfica em punho. Logo aí, a distracção de uns de deixar as top-cases abertas foi partida certa, carregar umas laranjas e pedras da calçada até Lisboa sem saber.

A hora do almoço aproximava-se, obrigando-nos a palmear mais uns Kms até Veiros, onde pela 3ªvez, almoçamos na calmaria alentejana do melhor que há no Alentejo.

Já depois de bem almoçados, iniciamos o caminho em direcção a Lisboa pela adiantada das horas e pelo mau tempo que anunciavam pela rádio. Passamos por Vendas Novas, chegando a Sto. Isidro de Pegões onde levámos logo com uns pingos. Paramos numa estação de serviço para a formalização de despedidas. Não seria por São Pedro ter dado ouvidos a uns agoirentos que nos despejou um balde de água para nos refrescar.

Ainda não ficando contente, levámos com umas rajadas de vento ao atravessar a ponte Vasco da Gama em direcção a casa de cada um, finalizando o passeio já com ansiedade que chegue o próximo.

Até mais…

JFI

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Motards na serra da Estrela

A secção motard realizou mais um evento no fim-de-semana 30-31 de Maio, à serra da estrela.

A serra da estrela é um dos locais mais bonitos de Portugal e dos mais agradáveis de passear de moto, como tal, recomendamos a todos aqueles que amam a natureza, o ar puro e gostam de lindas paisagens.


Partimos da Pontinha às 07:30 com destino ao pequeno-almoço na estação de serviço de Santarém.

Nesta estação, aconchegamos os nossos estômagos e também os das nossas motos. Rotas carregadas nos GPS, roupa adequada, máquinas fotográficas prontas a disparar e muita vontade de devorar uns km, lá seguimos rumo à Serra da Estrela.

Fizemos nova paragem nas piscinas de Castanheira de Pêra, pois já o cafezinho libertava o rico aroma á nossa espera. O calor começava então a querer- nos acompanhar.

De seguida, era o gozo da serra da Lousã onde o fresco predominava e a paisagem era deslumbrante, o castelo e a boa estrada com belas curvas por aquelas paragens nos ofereciam até Góis, pois seria ali servido o almoço.

Já confortados de barriga cheia, cujo ‘menu’, cabrito da serra no forno estava uma delícia, seguimos para Arganil e Coja apreciando as represas fluviais e piscinas naturais onde nos convidavam a um mergulho. Os lugares pitorescos daquelas bandas eram muitas, chegando a Seia para a visita do museu do Pão e do brinquedo. Por tristeza ninguém optou pela visita aos museus, preferindo a piscina do hotel devido ao calor.

Por ali ficamos com Jantar e dormida na quinta do Crestelo, onde pelas 23:30 ainda estava-mos numa cavaqueira animada junto à piscina.

No dia seguinte pela frescura da manhã, já estávamos a caminho da Torre, onde a serra toca as nuvens e o manto branco aparece no Outono/inverno e verde/cinzento no verão. Uma breve paragem no Sabugueiro por causa dos queijos e enchidos, levou-nos de seguida à lagoa comprida e na Nª.Sª. esculpida no granito para a foto de grupo.

Na Torre ainda se deslumbrava as pequenas porções do gelo do inverno passado.

Caminhamos para Manteigas e logo deparamos com o desvio para o poço do inferno.

Nunca conseguimos encontrar a queda de água de 15m de altura que nos tinham falado, com o nome de poço do inferno. A estrada estava em obras, o que desanimou o grupo.

Seguindo á frente já ao longe, a Covilhã brilhava no esplendor do dia. Após uma curta visita pela cidade, rumamos em direcção à Sertã.

O almoço foi na pacatez vila da Sertã, em que seria mais uma vez os pratos típicos do lugar, a confraternização e amizade no grupo que pesavam na decisão do regresso a Lisboa, já com saudades de um novo fim-de-semana e passeio num conhecimento de cultura nacional.

Até à próxima…

sábado, 20 de junho de 2009

Pesca Desportiva 21.º Concurso da U.R. do Bárrio

Realizou-se no passado dia 14 de Junho de 2009, o 21.º Concurso de Pesca Desportiva da União Recreativa do Bárrio - Alcobaça, que contou com a participação de cerca de 150 pescadores em representação de 18 equipas, sendo uma delas a do CCDTML, onde os seus representantes obtiveram as seguintes classificações:

- 5.º - José Caetano – 8.790 pontos
- 10.º - Moisés Bernardo – 7.260 pontos
- 16.º - Francisco Pinto – 5.310 pontos
- Luis Rijo - não pontuou

Na classificação por Equipas, o CCDTML obteve um excelente 2.º lugar.

O pescador Luis Rijo, apesar de não ter pontuado (foi a 1ª vez que participou), acabou por ser bafejado pela sorte, pois no sorteio que se realizou, foi premiado com um jarrão e um par de pneus, num Concurso muito bem organizado, com um excelente almoço e muitos e bons prémios.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Encontro do Coros na Pontinha dia 20 de Junho

TORNEIO DE TÉNIS PARES 2009

Realizou-se no corte do PMOI - Sete Rios no dia 31 de Maio de 2009 o torneio interno anual de ténis em pares o qual correu como o desejado. No final houve distribuição de algumas lembranças e terminamos com um almoço convívio para todos os participantes.

Obrigado a todos.

Classificação:
1º - Medeiros da Silva / António Pereira
2º - Jorge Sarmento / Bruno Tiago
3º - Gonçalves Pereira / Luis Varela
4º - António Camejo / Rafael Santos
5º - António Figueiredo / Pedro Beja
6º - José Camejo / João Marchão

Árbrito – Campos Rodrigues

Pesca Desportiva - 4.ª Prova do Torneio Interno - Açude de Santa Margarida da Coutada

Realizou-se no passado dia 6 de Junho de 2009, a 4.ª Prova do Torneio Interno 2009, no Açude de Santa Margarida da Coutada, que contou com a presença de 14 pescadores.

A prova foi disputada debaixo de condições climatéricas muito desfavoráveis (aguaceiros, trovoadas, ventos fortes e temperaturas baixas), o que felizmente acabou por não prejudicar um elevado total de capturas - 44.700 Kg.

Maior exemplar – 1 Carpa apanhada pelo pescador Moisés Bernardo com 2.680 Kg

Classificação Geral após a 4ª Prova:

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Teatro - "Presuntos & Lda"

A Academia do Teatro vai levar a palco mais uma peça - "Presuntos & Lda".


Esta peça tem estreia agendada para o próximo dia 26 de Junho no auditório da estação Altos dos Moinhos, às 21.30h. Estão programadas mais 2 sessões - sábado, dia 27 de Junho às 21.30h e domingo, dia 28 de Junho às 16.00h.

A entrada terá o preço de 1€ para sócios, conjugues e filhos e, 2€ para o Público em geral.

A encenação da peça está a cargo de Hélder Gamboa.

As reservas poderão ser efectuadas nos dias úteis, das 09.00h às 16.30h através dos telefones internos 5110 ou 5444, ou através do telefone externo 96 598 57 40.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

11.º Concurso Nacional de Pesca Desportiva do Juventude Futebol Clube

Realizou-se no passado dia 31 de Maio de 2009, na muralha da Avenida da Praia, no Barreiro, o 11.º Concurso de Pesca Desportiva do Juventude Futebol Clube, da Baixa-da-Banheira, com a participação de cerca de 100 pescadores, entre os quais se encontravam 6 em representação do CCDTML, que formaram 2 equipas.

Foi uma prova marcada por condições atmosféricas extremas, onde as elevadas temperaturas, acima dos 30 graus e o vento fraco foram as notas dominantes. Mesmo perante esta difícil conjuntura, os nossos representantes não se fizeram rogados e realizaram mais uma boa prova, obtendo os seguintes resultados:

Classificação Individual

2.º Filipe Sequeira - 12,420 Kg
10.º José Caetano – 8,780 Kg
16.º Tavares Costa – 6,820 Kg
37.º Moisés Bernardo – 3,820 Kg
54.º Luís Moreira – 2,080 Kg
60.º Paulo Quevedo – 1,180 Kg

Classificação Colectiva

Equipas

2.º Lugar – Equipas A (Filipe Sequeira, José Caetano
e Tavares Costa) – 28,020 Kg
11.º Lugar - Equipa B (Moisés Bernardo, Luís Moreira
e Paulo Quevedo ) – 7,080 Kg

Total de 13 equipas classificadas

Agrupamentos

2.º lugar – (Filipe Sequeira, José Caetano
e Tavares Costa, Moisés Bernardo, Luís Moreira e
Paulo Quevedo ) – 35,100Kg

Total de 5 agrupamentos classificados

Conquistamos ainda o prémio para o clube participante mais distante em prova.

A Direcção do CCDTML agradece mais uma vez aos seus representantes pela magnífica prestação nesta prova.